Blog

Existe posição ideal para dormir?

É durante o sono que o corpo relaxa, e por isso esse momento é tão essencial para o nosso organismo. Um estudo publicado pela National Library of Medicine mostrou que dormir em uma posição prejudicial durante o sono pode impactar diretamente na saúde das pessoas, ocasionando problemas cardiovasculares, além de dores no peito, irritabilidade e até tristeza.

 

Então você se pergunta: existe posição ideal? Segundo o diretor da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), Danilo Sguillar, não há como selecionar apenas uma posição que seja benéfica para todos, "existe a posição que é mais confortável para você. O importante é seguir as recomendações dos médicos e evitar sobrecargas na coluna e no pescoço", explica. Sguillar acrescentou que essas recomendações evitam problemas como roncos e apneia. Confira as vantagens e desvantagens de cada postura:

 

- Dormir de bruços: pode ocasionar dores nas costas e dificuldade na respiração, já que a caixa torácica fica comprimida contra o colchão e o rosto fica virado, o que força o pescoço e a face. Nesse caso, pode-se colocar um travesseiro embaixo do quadril e da barriga para aliviar a pressão na coluna e no pescoço.

 

- Dormir de costas: essa posição pode causar dor nas costas, porque a curvatura natural da coluna fica sem apoio. Para quem dorme assim, é indicado utilizar um travesseiro baixo, que não force muito o pescoço e, se possível, um rolinho embaixo dos joelhos para facilitar o alinhamento dos quadris e diminuir o impacto na coluna lombar.

 

- Deitar de lado: essa é a posição que mais descansa a coluna, pois não força os discos nem as articulações. Porém, é indicado colocar um travesseiro que apoie bem o espaço entre o ombro e a cervical, para que não fique torta.

 

- Posição fetal: é conhecida como a posição "antálgica", ou seja, anti-dor. Não é indicada para dormir, mas um pouco de flexão na coluna não faz mal. Entretanto, se feita por um longo período, pode prejudicar tanto a coluna, quanto a respiração, porque obstrui as vias.

 

- De conchinha: o ato de abraçar aumenta os níveis de oxitocina, conhecido como o hormônio do amor, o que proporciona relaxamento e bem-estar. Neste caso, é preciso apenas tomar cuidado porque o braço pode não aguentar muito tempo na mesma posição, com o peso do parceiro. 

 

Fonte: Uol.

nossos

Serviços

Sobre a Palácio

Qualidade e Tradição fazem partea da nossa história. Desde 1982 oferecendo produtos com o conforto que você merece.

Com uma ampla linha de produtos, não importa o seu gosto, nós vamos atender as suas expectativas.

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.