Dores lombares são causadas por colchão em péssimas condições
Dores lombares são causadas por colchão em péssimas condições
As dores impactam profundamente na hora de dormirmos bem durante a noite. Mas há uma coisa que as pessoas não sabem: essas dores podem estar sendo causadas pelo uso de um colchão ruim, seja velho ou com más condições tecnológicas ou de uso. Vale a ressalva de que doenças cardiovasculares, entre outros problemas, também podem ser causados por um colchão ruim.
No quesito dos problemas relacionados a outras doenças, como o sistema cardiovascular, está inclusive os problemas imunológicos, que causam resfriados e gripes. Transtornos de ansiedade também são elevados quando se tem um colchão com condições longe da ideal. Insônia também deve ser levada em conta na hora de trocar o seu colchão.
Dentre as dores no corpo mais comuns está a lombalgia, que é causada por uma dor aguda com resultado de lesão nas articulações e músculos. Mas não é somente nesta parte que a dor se apresenta, no corpo todo também, tendo uma intensa contratura muscular.
Relação do colchão ruim com os problemas de coluna
Com a garantia de sustentação correta da coluna e do peso do corpo, um colchão de qualidade impede até mesmo que os níveis de sono sejam ruins. O ruim, além de proporcionar uma posição errada durante a noite, pode evoluir para problemas na estrutura muscular e óssea.
Outro fator importante é a idade do colchão. Recomenda-se que a cada 10 anos se troque de colchão, para que o seu corpo não amacie ele demais (colchão mole) ou diminua o impacto que um colchão duro proporciona para a sua parede lombar. Cadeirantes também sofrem muito durante o sono, por possuir, em alguns casos, colchões ruins.
Dicas de como dormir melhor e evitar problemas futuros de coluna
Dormir de barriga para baixo ou para cima são as piores formas de se posicionar durante o sono. Tanto para as pessoas que sofrem com dores lombares ou por qualquer outra patologia nas costas. Por isso, é essencial observar a forma que você dorme, inclusive estas posições para pessoas com problemas respiratórios, facilita o famoso ronco durante o período de descanso.
A seguir listamos algumas das principais formas de dormir que devem ser observadas para um sono melhor.
• Ter um travesseiro fino entre os joelhos;
• Respeitar as angulações do corpo, como formar 45° das panturrilhas até as coxas;
• Deite sempre de lado;
• Tenha um travesseiro que corresponda a distância do ombro até a cabeça.
Fonte: Mobiloc e Globo Esporte