A melatonina e o funcionamento do sono
A melatonina é um hormônio produzido durante o dia pelo nosso trato digestivo e durante a noite pela nossa glândula pineal, presente no cérebro. A função mais importante é realizada durante a noite, que é a regulação do sono. Além de ajudar o organismo a dormir melhor, a melatonina pode ter funções de regeneração celular e anti-inflamatórias.
No período do sono, sentimos diminuir os batimentos cardíacos, o nível de estresse, a pressão e a temperatura corporal, baixando o ritmo do organismo como um todo. Quando adormecemos, nosso corpo atinge a produção máxima de melatonina.
Fatores da vida moderna podem influenciar negativamente na produção desse hormônio. Dormir com luz acesa por exemplo, pode confundir o cérebro e atrapalhar a produção da melatonina, pois a emissão de luz confunde o cérebro.
O ideal é que sejamos acostumados a ter uma rotina de sono saudável, sem os maus hábitos do quarto com televisão, por exemplo. No entanto, cabe a um médico indicar a suplementação desse hormônio e orientar sobre o uso.
Conheça os grupos que mais sofrem com a baixa produção de melatonina:
Idosos;
Trabalhadores noturnos;
Viajantes que precisam se adequar a diferentes fusos horários em um período muito curto;
Pessoas acometidas pela cegueira, pois não percebem a luz da mesma maneira;
Quem prefere dormir tarde e acordar tarde.
Fonte: Dr. Victor Sorrentino.