Blog

O que acontece se não dormirmos?

O sono é uma ação automática para muitas pessoas. Por isso, às vezes não paramos para pensar na importância dele para nossa rotina, saúde e vida. Você já parou para pensar no que aconteceria com o seu corpo se você parasse de dormir? Continue lendo para descobrir!

Depois de uma primeira noite sem dormir, o sistema mesolímbico é estimulado e a dopamina é liberada, por isso nos sentimos com mais energia, motivação, otimismo e desejo sexual. Mas claro, essa sensação positiva é enganosa, já que a partir daí tudo vai ladeira abaixo.

Pouco a pouco, o cérebro começa a desativar as regiões que se encarregam de planejar e avaliar decisões, o que resulta em um comportamento mais impulsivo. O esgotamento provoca, além disso, uma lentidão no tempo de reação e uma piora das funções perceptivas e cognitivas. Depois de um ou dois dias, o corpo deixa de metabolizar a glicose de forma adequada, e o sistema imunológico começa a falhar. Três dias sem dormir provocaram alucinações em alguns casos.

O maior recorde documentado cientificamente é de Randy Gardner, que passou 264 horas (11 dias) sem dormir e sem ajuda de estimulantes. O feito ocorreu em 1964, quando tinha 17 anos, e foi acompanhado pelo médico especialista em sono da Universidade Stanford, William Dement. Como outros que se submeteram a testes semelhantes, Gardner não apresentou efeitos negativos em sua saúde a longo prazo.

Passar tanto tempo acordado está associado a distúrbios estranhos, como a insônia familiar fatal: essa doença genética (e muito rara) do cérebro causa insônia, alucinações, demência e, depois de 18 meses, a morte.

Fonte: El País

nossos

Serviços

Sobre a Palácio

Qualidade e Tradição fazem partea da nossa história. Desde 1982 oferecendo produtos com o conforto que você merece.

Com uma ampla linha de produtos, não importa o seu gosto, nós vamos atender as suas expectativas.

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.