Dicas para cuidar do sono do seu bebê
Tenha calma. Nem todo suspiro vai dar em choro.
Nem todo som que seu bebê faz à noite significa que ele precisa de colo ou ser alimentado. Os suspiros podem significar que ele está se acomodando durante o sono – e mexer nele pode piorar o problema, especialmente se ele não estivesse realmente acordado.
Crie uma rotina para a hora de dormir
Os especialistas em sono aconselham que você comece o treinamento do sono quando o bebê completar três meses, mas, enquanto isso, você pode criar uma rotina saudável para a hora de dormir desde o primeiro dia de vida do seu filho. Diminua as luzes de 30 minutos a uma hora antes de dormir, isso ajuda a reduzir os níveis de cortisol. Em seguida, dê ao seu bebê um banho e sua última refeição do dia, seguido por uma história para dormir e uma música calma. Faça isso rigorosamente todas as noites, assim será mais fácil treiná-lo futuramente.
Observe sinais de sono
Alguns pais mantêm seus filhos acordados até tarde da noite para aproveitar o tempo junto, mas isso pode acabar com a rotina de sono biológico do bebê. Para uma criança de três a seis meses, a hora ideal para dormir é bem cedo – tente não passar das sete da noite. Uma dica é levar em consideração que o bebê tem um intervalo de cerca de três horas entre seus cochilos.
Priorize as sonecas
O sono diurno leva a um melhor sono noturno. Uma criança cansada muitas vezes não consegue dormir direito. As crianças com menos de seis meses precisam de quatro a cinco sonecas por dia, enquanto bebês mais velhos precisam de duas a três.
Acompanhe as refeições
Sabia que ter refeições regulares ajuda na hora de dormir? Saber que seu bebê está se alimentando bem durante o dia, te dará a certeza de que ele pode dormir à noite sem precisar mamar ou dar uma mamadeira.
Fonte: Pais e filhos