Blog

Sono após as refeições

 

Apreciar uma farta refeição e depois tirar uma soneca é um dos prazeres da vida. Mas afinal, por quê sentimos sono após as refeições?

Sentir sonolência após uma refeição é algo comum. Um estudo recente oferece algumas pistas para entender o porquê das refeições pesadas causarem sonolência.

O artigo começa avaliando as mosquinhas que ficam ao redor das frutas, chamadas drosófilas, que também curtem uma soneca pesada depois de comer. Especialmente se suas refeições foram carregadas de proteína e sal.

O estudo foi publicado na revista eLife, e é a primeira vez que o sono pós-prandial foi estudado em moscas da fruta. Se as descobertas podem ser aplicadas a humanos, os pesquisadores não sabem, mas a pesquisa traz esclarecimentos sobre a relação entre alimentação e sono.

Os cientistas do Scripps Research Institute gravaram e analisaram o consumo de comida e a movimentação das moscas, notando que elas dormem entre 20 e 40 minutos após comerem. Aqueles que comem porções maiores, bem como, os que comem alimentos proteicos e salgados geralmente dormem por mais tempo. Já os alimentos ricos em açúcar não tiveram esse mesmo efeito.

Os pesquisadores também procuraram áreas específicas no cérebro que são responsáveis pelo sono prolongado, acionando neurônios no cérebro dos insetos, e encontrando circuitos que têm papel importante no controle desse comportamento. A sonolência pós-refeição ocorreu menos em horários próximos ao anoitecer.

A descoberta pode ter implicações para os seres humanos, sugerindo que o “coma alimentar” é um tipo único de sono, devido a mecanismos independentes de outros tipos de sonolência. Se isso for verdade para humanos também, significa que há alvos diferentes para novas dietas e medicamentos que ajudem a induzir o sono ou o despertar.

Estudos sobre sonolência após as refeições em humanos até agora não chegaram a uma conclusão. E enquanto o sal e as proteínas já tiveram influência comprovada em hormônios que induzem a sonolência em humanos, esses impactos não foram estudados durante um período específico de tempo depois da alimentação.

Fonte: Clínica do sono

nossos

Serviços

Sobre a Palácio

Qualidade e Tradição fazem partea da nossa história. Desde 1982 oferecendo produtos com o conforto que você merece.

Com uma ampla linha de produtos, não importa o seu gosto, nós vamos atender as suas expectativas.

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.