Blog

A história do Colchão

No início dos tempos o homem dormia no chão duro e frio, porém, não demorou muito para que ele fizesse um montinho de folhas de árvores, palhas e ramos para criar uma superfície mais agradável para dormir. O próximo passo foi utilizar peles de animais como lençóis e cobertores. 

 

Muitas eras se passaram até que o homem criou o que seria o primeiro protótipo de colchão da humanidade, no qual eram costuradas duas peles de animais, ou tecidos, e depois eram enchidas com os mesmos materiais que ficavam no chão, no caso as folhas, palhas e ramos. As primeiras camas da humanidade eram armações, de madeira crua, amarradas em cruz com cordas.

 

Em civilizações mais avançadas, como no caso dos egípcios, gregos e romanos, camas ornadas eram usadas apenas pelas classes mais altas, isso em 3400 A.C. O rei Tut, por exemplo, dormia em uma cama de ébano, enquanto a população dormia em pilhas de palmeiras.

 

É estimado que o primeiro colchão foi criado pelos romanos e era feito com palha, pelos de animais, algodão, lã ou penas. Durante a época do Renascimento, os colchões eram feitos de penas e feno. Eles eram revestidos por seda, brocados ou veludo.

 

A primeira cama de ferro e o primeiro colchão de algodão nasceram em 1881, em Sally, Texas, quando Daniel Haynes, fabricante de máquinas para descaroçar algodão, passou a utilizar o material para estofar colchões e vender para os amigos e vizinhos.

 

Ele criou a máquina que comprimia o algodão para ser utilizado em colchões e em 1889 ele conseguiu patentear a invenção.

 

A mola nasceu na Revolução Industrial e o alemão Heinrich Westphal foi reconhecido como o criador do colchão de molas em 1871.

 

A espuma era um subproduto da guerra. O látex surgiu primeiro como o substituto para a borracha e a espuma de poliuretano se tornou seu principal concorrente em 1950. Por mais que o poliuretano fosse melhor do que o látex, uma espuma de qualidade era mais cara do que um colchão de molas. Espumas baratas foram utilizadas para fazer muitos colchões, porém isso apenas fez com que esse material ficasse mal visto pelos consumidores, que reclamavam muito da qualidade.

 

No final dos anos 1950 e início dos anos 1960, os tecidos bordados se tornaram muito populares comparado aos tecidos lisos. A partir disso, as superfícies dos colchões passaram a ser multi-agulhadas.

 

A primeira empresa brasileira a fabricar colchões com molas foi a Raphael Musseti, fundada em 1936. A segunda empresa a trabalhar com esse tipo de colchão foi a Probel, fundada em 1940 por Paulo Robbel.

 

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Colchões – ABICOL

nossos

Serviços

Sobre a Palácio

Qualidade e Tradição fazem partea da nossa história. Desde 1982 oferecendo produtos com o conforto que você merece.

Com uma ampla linha de produtos, não importa o seu gosto, nós vamos atender as suas expectativas.

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.