O sono do bebê: mitos x verdades
Quem nunca sonhou em só colocar o bebê no berço na hora desejada e ele dormir imediatamente até o dia seguinte? Para alguns pais é apenas um sonho mesmo, pois alguns parecem que estão decididos a não dormir. Outro ponto que sempre paira na cabeça dos pais: será que devo acordar o bebê que está dormindo demais? Para os pais de primeira viagem, ou para os inseguros, separamos alguns mitos e verdades sobre o sono do seu filho.
1) Dormir de barriga cheia faz mal?
Verdade. Não é aconselhável pôr o bebê para dormir depois que ele mamou ou ingeriu alimentos sólidos. O peso do alimento pode provocar mal-estar na criança, além de correr o risco do bebê vomitar o leite e se engasgar. O ideal é dar a janta para o bebê duas horas antes de colocá-lo para dormir.
2) O bebê aprende a dormir sozinho?
Mito. São raras as exceções de bebês que aprendem a dormir sozinhos. Nos primeiros três meses, a criança repete vários ciclos de mamada, sono e coco. Devido a isso, não adianta acostumá-la a dormir a noite toda nessa fase. A partir do quinto mês já é o período ideal para criar uma rotina.
3) Tudo bem cochilar na cadeirinha do carro ou na cadeirinha musical?
Verdade. Se for um cochilo breve, sim. Mas, se for para dormir à noite, o ideal é o berço, pois o colchão proporciona as condições ideais para o sono do bebê.
Atenção: segundo o estudo da Children’s Hospital Medical Center (EUA), o uso incorreto da cadeirinha do carro pode provocar asfixia, pois o bebê pode acabar se enforcando com o cinto de segurança.
4) O bebê vai dormir a noite inteira se não tirar um cochilo durante o dia?
Mito. Um bebê recém-nascido pode dormir de 16 a 19 horas por dia, distribuídas pelo período do dia e da noite. Com o passar dos meses, o sono vai se concentrando à noite e diminuindo durante o dia. As sonecas costumam durar até os 3 ou 4 anos.
5) Se o bebê for acostumado a dormir no colo, será difícil dormir no berço sozinho?
Verdade. Se os pais sempre embalam o bebê no colo, eles estão ensinando que essa é a forma correta de dormir. Com isso, ao acordar no meio da noite, pode acabar ficando assustado por não reconhecer onde está. O ideal é os pais deixarem a criança pegar no sono deitada no berço desde o começo.
6) Não tem problema dormir assistindo TV?
Mito. Dormir na frente da TV, celular, tablet e computador não é benéfico. Quando a criança assiste a um desenho ou um filme antes de dormir, ela fica agitada e não consegue relaxar com facilidade para dormir, o que compromete o sono. É recomendado evitar TV, celular, tablet e computador uma hora antes da criança ir dormir.
Fonte: Clínica do Sono