Por que a luz dos eletrônicos prejudicam a qualidade do nosso sono?
O excesso de luz emitida pela televisão, pelo computador ou pelo smartphone tem efeitos nocivos ao sono. Sabe por quê? Isso tem uma explicação simples: a luz do dia mantém o nosso relógio interno alinhado com o ambiente e a luz artificial usada no período da noite (em televisores, computadores, tablets, smartphones) têm um forte impacto negativo na liberação de melatonina – também conhecido como hormônio do sono – e, consequentemente, na regulação do sono.
A utilização generalizada de dispositivos móveis tem contribuído para uma exposição excessiva à luz azul em todas as idades, desde os primeiros anos de vida. Essa exposição noturna "engana" o nosso cérebro, fazendo-o pensar que ainda é dia – atrasando o ciclo de secreção da melatonina. Estudos científicos apontam que essa exposição noturna pode afetar na aprendizagem, na concentração e memória, causar irritabilidade, dores de cabeça, sonolência diurna e diminuição das defesas imunitárias. A longo prazo, pode levar a maior predisposição ou acelerar doenças como: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, entre outras.
Como é regulado o nosso sono?
Os relógios biológicos, cuja descoberta recebeu o Prémio Nobel da Medicina em 2017, organizam o nosso dia em 24 horas, atribuindo processos específicos (como dormir) a horas específicas do dia. Cada uma das nossas células tem um relógio, o que significa que temos vários relógios em todos os tecidos e órgãos do nosso corpo. A hora desses relógios é acertada por um relógio maestro localizado no hipotálamo, uma região do cérebro que tem características internas do próprio organismo, como os níveis de energia, mas também fatores externos, como a luz, o oxigênio ou a atividade física.
Como podemos dormir melhor?
- Evite utilizar aparelhos eletrônicos 2-3 horas antes de dormir;
- Exponha-se à luz natural do dia pela manhã, o que leva à melhoria do seu humor e estado de alerta durante o dia, bem como a uma maior facilidade em adormecer à noite;
- Utilize luz amarela à noite;
- Se você trabalhar ou for indispensável utilizar aparelhos eletrônicos durante a noite, considere instalar um aplicativo que limite a exposição à luz azul ou altere as configurações do equipamento para isso.
Fonte: Jornal Público Lisboa.